sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A MINHA HISTÓRIA

A MINHA HISTÓRIA

Gróvios e Límios,
Em território Galético
Foram em esquecidos tempos
Os meus lóios parentes ancestrais.
Oh!  Fadas e druidas construíram
A lenda do rio Lethes
E eu não a esqueci.
Agora os doutores de Bolonha,
Compostela e Coimbra dizem-me
Que sou Gróvio.
Não renego… Não renego. Nada sei de Viana do Lima,
Desta terra, destas gentes, por sentimento,
Sou Límio porque nasci aqui.
(Mas sempre uma voz se levanta!)
Alto! Diz minha irmã: podemos ter parentes
Em Grove, do lado de lá!
De terra em terra, castelos cercados
E batalhas vencidas de Contrasta a Silves
Nasceu Portugal.
Aqui ao norte de fundas raízes
Ser Gróvio ou Límio tem nobreza e fidalguia.
A história pode ser fantasia, e
Eu, Moreira de nome,
Com Moreira conquistada e
Senhor de valentia,
Sou de título Bis-conde,
Bis-Conde de Moreira
Pela graça de Deus e das armas
Da minha poesia.

Moreira – 1 de Novembro de 2013
(Dia de todos os santos homens)
Luís Pedro Viana

Sem comentários:

Enviar um comentário

É vianense!

É vianense! Relevante, interessante, diferente, esteticamente belo, equilibrado, sensorial, puro, limpo ou errante, (des)construtivista...